terça-feira, junho 26, 2007

Spitagem violenta

Após um mês de animação suspensa ressurgimos! Admitam, por momentos pensaram que se tinham visto livres de nós. Que, finalmente, a Internet voltara a ser um sítio sério e de prestígio, no qual, em vez de lermos as ideias ridículas de uma cambada de alucinados, podemos executar as funções corriqueiras, saudáveis e respeitáveis para qual a ela foi criada: procurar pornografia e enviá-la a amigos.
Mas não, mais uma vez cá estamos para sugar toda a dignidade à auto-estrada da informação.
Se bem se lembram no longínquo post de 16 de Maio de 2007, no qual denunciava as assustadoras semelhanças entre as empregadas domésticas e os trabalhadores dos Cortiçais, prometi que faria um post intitulado: “Spitagem violenta”. Olhando para cima conseguem adivinhar o que vem a seguir…
Os spits, pequenos pernos de aço inoxidável, são fundamentais para as medições nos Cortiçais. O que faz da sua implantação um trabalho incontornável, apesar de chato. Basicamente a fixação dum spit consiste na perfuração de uma pedra (normalmente um ponto elevado ou outro local propício a determinadas medições) e na introdução, à base de marteladas, do dito perno. Parece simples não? Errado!!! Debaixo de água tudo é mais complicado (excepto flutuar. Curiosamente flutuar em terra apresentasse comum algum bastante difícil) e spitar não é excepção.
Tudo começa com o material utilizado. Como podem calcular ainda não instalamos tomadas nos Cortiçais, portanto a utilização do berbequim caseira está fora de questão. Em vez disso empregamos um seu parente que é alimentado por ar comprimido, o que significa carregar com uma garrafa de mergulho extra.
Contudo isto não é o pior. O factor que mais contribui para a spitagem não ser o mais apelativo dos trabalhos é a colocação deste em pontos elevados. Assim, quando spitamos tendem a suceder três situações: a garrafa cai do topo da rocha e puxa-nos para baixo; somos puxados para cima, devido a estarmos mais perto da superfície, ou seja, ganhando uma flutuação absurda e, pelo mesmo motivo da anterior, sofremos intensamente a ondulação. Existe ainda uma quarta situação, quando somos afectados por todas as anteriores em simultâneo. Como podem imaginar, usar um berbequim ao mesmo tempo que este é puxado para baixo, os nossos pés para cima e somos atirados de um lado para o outro, leva a que muitos dos orifícios criado assemelhem-se ligeiramente a crateras. O que não constituiria um problema, não fosse levar o spit soltar-se quando mais precisamos dele…

Vitor Frazão.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olá gostaria apenas de deixar a sugestão de actualizarem o blog com o percurso e/ou passos seguintes dados a estes fragmentos... Sei que houve bastante investimento para tal e seria importante divulgar. Parece que em peniche as coisas ficam sempre eternamente perdidas pois o rumo do patrimonio fica "no segredo dos deuses"
Era só isso, obrigada!

12:35 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home