quinta-feira, maio 03, 2007

Requintes de malvadez


O Criador é sádico!! Sei que estou a ofender um magote de pessoas mas é verdade! Quer lhe chamemos Deus, Buda, Alá, Jeová, a verdade é que o Arquitecto Universal (partindo do princípio que existe um) tem que ter um gosto especial pelo sofrimento dos outros. Se não porque é que edificaria o mundo deste modo?
Não estou a referir-me às guerras, doenças e generalizado, assuntos sobre os quais todos se queixam e que servem de argumento para a comunidade ateia do planeta. Afinal, estamos a falar de um Criador, não de uma ama-seca! Ele é (ou seria) como um jardineiro que escolhe as plantas a cultivar e onde, porém, deixa-as desenvolverem-se sozinhas. Não, a guerra e coisas que tais é mais da nossa patente (com muito esforço, diga-se de passagem).
Quando O acuso de sadismo tenho por base certos e determinados particularidades estruturais neste quintal planetário onde vivemos. E se Deus está nos pormenores são, precisamente, as pequenas e incómodas nuances do mundo animal e vegetal que atentam a crueldade do Criador.
Porque é que todos os animais e plantas pequenos surgem com as mesmas soluções evolutivas para a sua defesa? Venenos, espinho ou, melhor ainda, a combinação das duas, parecem ser as armas de eleição. Agora, digam-me se isto não é sadismo? Será que não haviam outras opções no arsenal natural? Porque é que Ele não escolheu alternativas menos agressivas para com a nossa integridade física, como o cheiro? Ser borrifado por uma doninha-fedorrenta é chato, claro que é, porém não se compara ao sofrimento de sermos picados, envenenados ou ambos!
O Arquitecto Cósmico terá tido um prazer particularmente perverso ao conceber criaturas com tais dons. Provavelmente, terá pensado: “Isto giro, giro era criar uma planta que ao tocar faça uma comichão danada!” Porque são os venenos não letais que demonstram malvadez! As mais letais aranhas, serpentes e afins até são bondosas, afinal, o que elas querem é matar a refeição o mais depressa possível, sem alarido. Já aqueles venenos de ortigas, urzes e cenas que tais é que geram tormentos.
No reino dos Corticais também existem criaturas desta categoria (será que isto está relacionado com a minha amargura para com eles? Possivelmente). De entre os vários espécimes vamos dar particular relevância aos ouriços-do-mar e às anémonas.
O ouriço-do-mar é o equivalente biológico de uma mina anti-pessoal, esta almofada de alfinetes submarina é, basicamente, um naco de carne coberto por dezenas quiçá centenas de agulhas, cada uma das quais com uma pequena quantidade de veneno. Pergunto, porque que é que o Criador não se limitou a dar-lhe uma carapaça? Era realmente necessário fazer esta bola dantesca?
Este pequeno monstro espinhoso obriga-nos a estar permanentemente em cuidado, quando trabalhamos, por entre as rochas dos Corticais. Especialmente, porque os fatos de neoprene são completamente inúteis para nos defender dele.
Como se isto não bastasse temos ainda as anémonas. Porque é que o, alegado, “Criador de Tudo o que é Bom”, deu-lhe um aspecto tão bonito e depois a fez venenosa? Não era mais fácil, simplesmente, fazê-la feia como a parte de trás de um autocarro? A anémona tem o dom de criar, a quem lhe toca, uma queimadura interessante, associada a uma bela comichão. Claro que à sempre aquelas que ao tocar-lhe com as luvas perguntam, inocentemente: “mas isto não é venenosa, pois não?” Ao qual se responde, obviamente: “Nãaa! Agora esfrega os olhos.”
Portanto peço, se algum de vós tiver a oportunidade de recriar o mundo tenham em consideração o que vos falo. Pode acontecer! Aliás pode ter sido assim que sucedeu ao Criado! Tinha saído, um dia, para ir tomar café, lá no seu plano de existência, e zás! “Olha, ascendi. Agora que sou um Deus acho que vou criar o Mundo.” Se eu fosse a vocês começava a pensar nisso… não se sabe o dia de amanhã! Eu atiro aqui algumas ideias: árvores que dê febras e bitoques, rios de cerveja, oceanos com aquecimento central e, já agora, nada de animais ou plantas, com espinho ou veneno. Por favor.

Vitor Frazão

1 Comments:

Blogger Almiranta said...

Sor Vito...entao, nesta nova ideia de criaçao o universo, ve se poe tambem os acentos no teclado italiano!!!
Baci

10:36 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home